Carpas Nishikigoi
O termo Nishikigoi é usado para designar as Carpas coloridas criadas para fins ornamentais. Os belos exemplares deste peixe parecem vestir roupa de brocado, daí a origem de seu nome, composto por Nishiki (brocado) e Goi (Carpa). As Carpas (Cyprinus carpio) ou Koi são originárias da antiga Pérsia (Atual Irã) e na antiguidade foram levadas para o Japão, passando pela China e Coréia. Os primeiros Nishikigoi surgiram nas montanhas do Japão há cerca de 180 anos, a partir de algumas mutações das Carpas comuns criadas para alimentação. Estes exemplares começaram a passar por cruzamentos e melhoramento genético até a definição dos magníficos padrões hoje estabelecidos.
Os Nishikigoi fazem parte da cultura japonesa, onde, além da esplêndida beleza, são admirados por seu corpo imponente, cores brilhantes e nado gracioso. Os orientais acreditam que eles trazem sorte e bons fluídos.
Estes peixes podem atingir até um metro de comprimento. Vivem em média 70 anos, mas há registro de exemplares que viveram mais de 200 anos. De comportamento extremamente dócil, acostumam-se com as pessoas e facilmente deixam-se acariciar e aprendem a comer na mão do tratador. São peixes muito resistentes, principalmente à temperatura. Devem viver em águas com temperatura entre 8 e 30 ºC, mas podem sobreviver em águas que atingem 2 ºC. Quanto à capacidade do lago, deve-se considerar pelo menos 1 m2 de superfície para cada Carpa adulta.
Outros peixes podem conviver com os Nishikigoi nos lagos de jardim, desde que sejam resistentes às baixas temperaturas, quando em regiões de inverno rigoroso. Também devem ser peixes pacíficos, para não ocorrer agressividade entre os habitantes. Os Kinguios, pertencentes à mesma família das Carpas, são uma boa opção. Os Cascudos também podem estar presentes, pois além de muito dóceis, ajudam na “limpeza” do lago, pois aproveitam eventuais sobras de alimento que desçam ao fundo. Além disso, ajudam a controlar a formação de algas, pois as apreciam como alimento.
Uma alimentação de qualidade é fundamental para a manutenção saudável e duradoura dos Nishikigoi.
Obrigado pelas informações. Gostei
ResponderExcluir